Você está pensando em investir em um imóvel ou deseja sair do aluguel? Temos uma ótima notícia para você! Na última quinta-feira (02), a Caixa Econômica Federal anunciou um novo pacote de medidas para o crédito imobiliário.
Entre as novidades estão a criação de uma linha de crédito para o pagamento do ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis) e dos custos com cartórios para pessoas físicas. Além disso, a partir do dia 13 de julho, a Caixa passa a permitir o registro eletrônico dos financiamentos de imóveis. Quer entender melhor o que isso significa? Então leia esse material que preparamos para você.
Menos dinheiro para entrada
A principal mudança anunciada pela Caixa para pessoas está na possibilidade de financiamento dos custos com serviços de cartório e outras despesas decorrentes da documentação para aquisição do imóvel. A principal delas é o ITBI, tributo obrigatório e que precisa ser pago na compra de um imóvel no momento em que o contrato de financiamento é celebrado. Em algumas regiões, esse valor pode representar até 5% do imóvel.
A possibilidade de financiamento do ITBI é válida para todas as operações imobiliárias feitas com recursos do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) e, também nas feitas com recursos SBPE (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo), para imóveis de até R$ 1,5 milhão.
Menos burocracia
A partir desta segunda-feira (13), será possível fazer o registro eletrônico de escrituras para contratos pessoa física e jurídica. Com a medida, o registro das operações poderá ser finalizado em até cinco dias. Antes, o tempo era de, em média, 45 dias. Além disso, a mudança também dispensa a necessidade de recebimento do contrato físico pelo cartório, facilitando a vida de construtoras e clientes, já que estes não precisarão fazer deslocamentos para celebrar o acordo.
O processo de registro, segundo a Caixa, se dará por meio da Plataforma Centralizada do Colégio do Registro de Imóveis, habilitada inicialmente para a participação das demais Centrais de Serviços Eletrônicos Compartilhados dos Estados e do Distrito Federal, que funcionarão de forma padronizada.
Outros motivos para investir
O ano de 2020 tem se revelado como um bom momento para o investimento em imóveis. O principal motivo é o anúncio do Banco Central, que reduziu a Taxa Selic para 2,25% ao ano, uma queda histórica e que aqueceu o mercado imobiliário. Com o anúncio, a liquidez nos investimentos em imóveis ultrapassou a maior parte dos investimentos no mercado financeiro, com a vantagem de possuir um risco menor e ainda significar um aumento no patrimônio.
Conheça nossos empreendimentos
E aí, gostou desse material e acha que chegou o momento de investir em um imóvel? Clique aqui e conheça nossos empreendimentos no Litoral Norte de Santa Catarina, uma das regiões mais belas e com maior qualidade de vida em todo o país.
Tem alguma dúvida? Fale conosco clicando aqui!